Tuesday, November 09, 2010

E se fossem gozar com outro ?

Se há coisa que nunca percebi para que é que serve são as "consultoras". Estou em crer que nem eles, nem os que recorrem aos seus serviços (serviços esses que se desconhecem). Cobram umas massas valentes (se for barato não dá gozo), têm uns nomes pomposos, geralmente em estrangeiro, o pessoal paga (refiro-me a administradores que não são simultaneamente donos das empresas, porque esses, como lhes sai do pêlo, não caem em embustes) e vivem todos muito felizes e muito endinheirados, movendo fortunas de um lado para o outro, sem que ninguém saiba porquê.

Por vezes, estas consultoras fazem uns so-called "estudos", por vezes sobre motivos patéticos, e os media dão muita publicidade às alarvidades que os consultores iluminados, quando não têm ninguém para castigar com a time sheet, resolvem inventar.

Hoje foi um desses dias. Vejam lá esta "notícia":

"Portugueses deverão gastar menos 6% este Natal

Um estudo realizado para consultora Deloitte, que será apresentado esta terça-feira, revela que os portugueses deverão gastar com as compras de Natal este ano menos 6 por cento do que em 2009.

Segundo dados obtidos pelo estudo da Deloitte, a população portuguesa prevê desembolsar em Dezembro deste ano 575 euros para as compras natalícias, um valor 6 por cento menor do que o registado em igual período de 2009."

A "a população portuguesa prevê desembolsar em Dezembro deste ano 575 euros para as compras natalícias" ? mas que puta de conversa é esta ? QUAL POPULAÇÃO ? os reformados ? os desempregados ? Os gestores públicos ? as cabeleireiras ? os partners - nome chic, hein ? - da Deloitte ? o Jorge Coelho ? Que estudo é este ? feito com base em quê ? em que ciência ? terá sido uma sondagem feita à porta da elevador lá do escritório ? e como é que alguém - que o possa fazer - sabe que vai gastar 575 euros e não 560 ou mesmo 582 ?

E se fossem gozar com o .... ? E se trabalhassem, cambada de inúteis ?


2 comments:

Manitas Del Plata said...

Tá bonito, isto tá!

Irritadinha said...

A "deloate" serve para ter o nome no alto do Atrium Saldanha, por causa dos pombos.