Thursday, March 24, 2011

Amuar

Verbo

intransitivo e pronominal
1
pôr-se amuado, desgostar-se por pequena contrariedade ou ofensa; ficar aborrecido e calado, mostrar-se melindrado ou sentido transitivo direto
2
provocar amuo a; apoquentar, importunar transitivo indireto
3
teimar com insistência; porfiar, insistir intransitivo
4
não chegar a amadurecer, não progredir nem se dissolver, não se resolver; encruar intransitivo
5
deixar (animal) de reagir, em virtude de fadiga ou mau trato transitivo direto

30 comments:

Irritadinha said...

Qual das definições aplicas mais para a tua pessoa?

Gaitán said...

Sexy :)

Irritadinha said...

Não sendo fácil tu de vez em quando consegues deixar-me sem palavras... Parabéns.

Irritadinha said...

ps) Tinha ficado bem da tua parte, como nota de rodapé, elucidares os leitores de quanto do teu precioso tempo foi empregue na elaboração deste post.

Gaitán said...

Tens razão: gastei dois minutos. Considerando um rácio de 1 para 4, oito minutos de permanência no topo são mais do que gratificantes. Por mim estou satisfeito.
Segue pra Bingo.

Irritadinha said...

Bom, muito bom.
Não te apoquento mais, deixo-te na paz criativa.

Gaitán said...

Não és capaz.

Irritadinha said...

Queres apostar ou tens medo de perder?

Gaitán said...

Francis, man, importas-te de pôr esta gaja na ordem ?

Irritadinha said...

Isso Francis dá uma mãozinha ao moço que ele não dá conta do recado sozinho.

Francis said...

eu não estou cá.

Irritadinha said...

Não recuses auxilio ao teu menino. Ele hoje está sensível se pode fazer perguntas que ele pede ajuda.

Irritadinha said...

"... não se pode..."

Gaitán said...

É isso aí. Se estivesse cá o Agostinho a malta resolvia o assunto lá fora. Agora uma gaja ? o que é que faço a uma gaja amuante ? uma palmada no rabo ? pensando bem ...

Francis said...

também quero, já cheguei...palmadas é comigo...

Irritadinha said...

Boa, então partindo do principio que ambos têm rabos podem dar palmadas um ao outro.

Francis said...

vou andando.

Irritadinha said...

então mantém-se o problema: alguém que implica com amuos, todavia, dá tempo de antena aos ditos. Que se faz a uma pessoa assim?

Gaitán said...

Elogia-se ?
Manda-se um presente ?
Um beijinho ?

Irritadinha said...

Que presente queres Gaitán? (além da minha ausência)

Gaitán said...

Se puderes tirar o ruído de fundo ...

Irritadinha said...

Sou uma mera funcionária, não mando nada aqui. Isso tens de tratar com o teu Francis.

Irritadinha said...

ps) o Gaitán com indicio de saudades de um gajo... é estranho.

Gaitán said...

Os gajos são menos sensíveis.
Com as gajas não se pode dizer nada.

Ora responde-me lá a sério, olhos nos olhos: o meu ponto de vista está correcto ou não ?

Irritadinha said...

Respondendo seriamente?

A grande maioria sim, é verdade não podes dizer nada. mas... o homens também não ficam atrás, tu nomeadamente.

Irritadinha said...

Aliás, esquece os dicionários e dá-me a tua definição de amuo, por obséquio.

Gaitán said...

"Manifestação de desagrado infundado proveniente de alguém que não cresceu e que ou se esforça por não perceber que não tem razão ou finge que não percebe"

rosaamarela said...

Fui enganada, "26 coments", pensava que ia lêr algumas ideias esclarecedoras afinal era só a irritadinha com falta de conversa.

kss

Irritadinha said...

Ora então Gaitán, para eu estar amuada (como disseste ontem) seria necessário eu achar que tinha razão em algo, e tal não sucedeu.

Irritadinha said...

Rosa amarela, ainda bem que o teu comentário valeu pelos outros todos foi de facto constructivo.