Thursday, October 06, 2011

A casa do povo




O dia tem 24 horas e devemos dormir entre seis a oito horas diárias. Nas últimas semanas durmo entre três a quatro horas. Isto tem vários efeitos, o primeiro é que a probabilidade de me irritar aumenta bastante, a segunda é que o meu raciocínio fica afectado.

Por isso preciso da vossa ajuda.

Ontem fiz uma pausa liguei o televisor. Percorrendo canais cheguei ao canal que mais comichão me faz: a TVI. "Secret Story 2" era o nome de uma coisa a que chamam de programa. Apanhei a emissão numa fase em que estavam a fazer perguntas na rua aos transeuntes e notei que as pessoas sabiam os nomes dos concorrentes na ponta da língua e que alguém lá se chama Fáni ou Fóni, não percebi bem. Senti-me profundamente magoada na minha ignorância, verti duas lágrimas. Ia para verter a terceira quando começo a ver os concorrentes. A terceira lágrima foi inibida por um pensamento súbito: "De que casa de striptease esta gente saiu?".

Peço desculpa aos mais sensíveis, mas em alturas de pouco descanso o meus preconceitos evidenciam-se mais que o habitual, ou de uma forma mais bonita: o fel que me corre nas veias manifesta-se com maior ímpeto.

Fui dar uso à Internet e procurar saber que raio de artefacto televisivo era aquele.É um erro ao qual concorrem uma série de pessoas que querem revelar segredos a troco de fama (??) e dinheiro. Confessar ao padre não é tão divertido então a malta que gosta de comunicar decide confessar-se logo ao país inteiro, se é para comunicar é em grande.

Alguns dos segredos são:

Tive um caso com um ministro - Desde quando é que ter um caso com um ministro é motivo de orgulho? E que me interessa com quem os ministros dormem?

Sou agente secreta - Qual é a lógica? A criatura é agente secreta e vai para um programa destes porquê?

Não pago impostos há 15 anos - E?

Sou actriz porno - Para este segredo há várias candidatas, a meu ver claro.


Admito que o meu raciocínio esteja seriamente afectado, mas há um grupo de "Zé's e Maria's Ninguém" que se submete ao ridículo para fazer a capa de uma revista e a família armar uma peixeirada na revista concorrente ou eu estou a ver mal as coisas?
Mas a troco de quê em concreto? A auto-estima e a vergonha estão a definhar nas ruas da amargura e faz-se tudo por cinco segundos de atenção?

Depois surgem-me dúvidas na admissão destas criaturas ao programa: há provas? Fotografias? Vídeos? Conversas gravadas? Documentos?

Hum... espera, os tipos do programa têm absoluta fé na palavra de uma pessoa que se dispõem a vender um segredo da sua vida. É isso. Tem lógica.


E se esta gente se predispõe a vender "segredos" quem os apoia também não deve ser muito certo das ideias. Até imagino a entrevista aos pais da moça que dormiu com o ministro...

Entrevistador - Como reagem a este segredo da vossa filha, ela ter tido um caso com um ministro?
Mãe - Levanto as mãos para os céus e agradeço o PCP não ter estado no Governo nos último anos.
Pai - Se eu sei que o gajo era PS desfaço-lhe a tromba à base de chapada. A ideologia de esquerda não entra lá em casa, portanto não tem nada que entrar na minha filha!

É provável que se um apoiante de alguma das criaturas que participa no "programa" em causa ler isto pense: "Ah esta deve ser uma invejosa, ressabiada e gorda" - a ideia do "gorda" surge sempre, garanto. Sou isso tudo, aliás sou tão invejosa que me está a nascer uma corcunda e duas verrugas. E de quem é a culpa? É dos meus pais, que felizmente não são pais "modernos".

25 comments:

Boop said...

Irrtadinha... Não percas tempo com isso!
:)
Sempre houve comadres a saberem a vida de toda a gente. Deixas lá!
Gasta os teus neurónios com outras coisas mais merecedoras!

Boop said...

"Deixa-as"

Irritadinha said...

Mas posso culpar os meus pais não posso? :)

Não perco tempo, não. Mas acho curioso, as pessoas nas ruas nos cafés e falam disto como se participassem e conhecessem as pessoas em causa!
E o estranho é que esta diarreia mental gera lucro porque por exemplo a MEO tem uns quantos canais a emitir o que passa no programa o dia inteiro... Parece-me algo patético, mas pode ser da falta de descanso :)

Boop said...

"filho de peixe sabe nadar"
"quem sai aos seus não degenera"
"filho és, pai serás, como fizeres assim acharás"
Etc, etc...

A diferença entre o publico e o privado aprende-se desde cedo.

Eu por mim acho estes programas totalmente perversos. Exibicionismo e voyarismo puros.

Abobrinha said...

Nunca vi isso: prefiro o "Peso certo". Isto porque não preciso de acompanhar nem sequer de ouvir o que dizem: basta ver os números nas balanças, as expulsões e a linha de cintura a afinar. Para tudo o resto há televisão por cabo.

Irritadinha said...

Boop, é verdade. Creio que a noção entre público e privado se perdeu (olha esta era boa para a cápsula do tempo do outro dia!). A meu ver isso é péssimo. E nem precisamos de ir aos programas televisivos mesmo no dia-a-dia por vezes contas algo a A e no dia seguinte já, B, C e D sabem. Não é estranho?
Talvez seja do meu mau feitio.

Irritadinha said...

Abobrinha, ainda não vi. Não vejo muita televisão, gosto muito de séries e como não gosto de esperar vou à net sacar as temporadas mais recentes das séries que gosto. Por exemplo estou a desejar que o gajo do Matrix que entra no CSI morra... e nada. Não vou com a criatura, pronto!

Boop said...

E os Blogs... e o Facebook...
Estremeço quando alguém partilha com o mundo "Estou triste porque o meu namorado me traiu..."
????

Mas sou uma optimista por natureza-
Acho que é a mesmíssima coisa!
Quem sabe preservar-se, preserva-se em qualquer espaço!

Boop said...

O Mr Boop adora ver o hell´s kitchen.
Ele há programas para todos os gostos!
(será que isto foi um deslize na barreira publico/privado?)

Tudo é melhor do que tricas!

Abobrinha said...

Irritadinha

Matrix? Não estou a ver qual é a criatura, na volta não tenho visto o CSI. Pois eu contentava-me com a morte do Horatio, mas parece-me que vozes de burro não chegam ao céu.

Também me mete impressão que as pessoas partilhem demais delas, seja ao vivo e a cores, seja em blogues. Mas como em tudo, "live and let live". Eu calo-me quando acho que é de calar e cada qual que tome conta de si.

Irritadinha said...

Eu gosto igualmente do "Comi uma lata de anchovas com pão, devia ter lambido a lata?"...

E também gosto muito das pessoas que comem frango assado e dizem que comeram faisão, a mania de querer parecer maior do que se é pelo que faz causa-me estranheza...

hell´s kitchen é engraçado :)

Abobrinha said...

Boop

Pois eu tento ficar-me por trivialidades em qualquer rede social. E, na vida real, cada vez mais também prefiro essa abordagem: é mais segura!

Odeio todo e qualquer programa de cozinha: não gosto de ver o pessoal a ser humilhado e a dizer "yes, chef" (faz-me lembrar o "sim, senhor doutor" da praxe), irrita-me o preciosismo da preparação dos pratos e além de tudo não posso comer nem cheirar o que se cozinha. Sinceramente, não vejo o objectivo!

Irritadinha said...

Abobrinha, é o Laurence Fishburne. O gajo já levou uma navalhada no rim e sobreviveu! Eu a pensar "Boa é desta que o gajo sai da série" e não que o sacana sobreviveu? Não há condições! O Horatio deve ser o pior personagem todos os tempos...

Acho que as pessoas levam demasiado à letra a expressão "ser um livro aberto"...

Abobrinha said...

A, o Laurence... não é o meu preferido, confesso. Mas eu gostava mesmo muito do Grissom. Paixoneta mesmo!

Hoje já não se usa o "livro aberto" (a maior parte das pessoas já só consegue ler o "livro das caras", não o original em papel), mas o "ser eu próprio". Só que às vezes esse tal de "eu próprio" é um chato!

Boop said...

O Horatio é muito mau!
O Francis é que devia entrar numa serie, o que acham?

Irritadinha said...

O Grissom era um charmoso juntando a isso o facto de ser um enciclopédia, pronto... "estragava" tudo no bom sentido :)

É por isso que eu gosto dos introvertidos, têm de criar um "personagem" para cada ambiente e são reservados.

Irritadinha said...

O Francis era gajo para o "Lá em casa tudo bem" :)

Goizzzzzz said...

COR-RI-DA e vais logo ao sitio!!!

Epa e eu q ainda nao vi um inteiro do csi e sei que quando o horacio inclina a cabeca e o sol esta a poente os vestigios de bala identificam logo o autor.....deve ter qualquer coisa como a ciencia do mestre alves.....ahahahhahahahhaahhaah
So me espanta ninguem ver o top gear.....os gajos daqui do tasco veem?

epa e as ultimas?
Sonia Brazao vai regressar de novo a tv, o sucesso da sua recuperacao esta a dar frutos. Vai estrear-se na versao portuguesa do hells kitchen.... muahahahahahhahahahhaah

e a bimba vai bem, sim senhora. Ta la a servir de poiso pas cartas na bancada da cozinha!

Irritadinha said...

Eu bem disse que o da "gorda" vinha sempre à baila até já me mandam fazer exercício. Ó Góis és apoiante da Fani ou Fóni?

Goizzzzzz said...

depende, a fani e a do ministro?
e quem e que se chama fani? isso e diminutivo de que?
que raio

Irritadinha said...

Não sei isto é muita modernice para mim, estou a ficar velha. Mas Fani cheira-me a nome de guerra na profissão...

Goizzzzzz said...

ui se for a do ministro passa a nome artistico! sim porque de luxo nao e pa todas, tsa??
mas sendo na tvi ja nada me espanta e vendo pelo lado positivo ate deve traduzir melhor cache ao professor morcela, esse mito da opiniao publica!
ja na rtp a coisa mudava de figurantes, era eu mandar e punha directos do plenario, aquilo ja e uma canalha de lamboes e assim nas noites de expulsao de certeza que havia menos abstencoes....ahahahhahahahahhaha

mas sabes sabes?
somos mesmo e todos gordos, vitimas da obesidade intelectual......

last words from steve jobs: "see u in the icloud"

Irritadinha said...

quase, quase que concordava. Mas acho que nos vemos maior do que somos, temos uma imagem fantástica sobre nós e colocar o ego a fazer dieta não é motivante.

Goizzzzzz said...

ser humilde e uma virtude.....

Irritadinha said...

bota-a na cápsula do tempo...